Entre com seu E-Mail:

Cadastre seu E-mail e receba gratuitamente as últimas notícias Contábeis e Jurídicas do ContJus - FeedBurner

terça-feira, 5 de agosto de 2014

10 curiosidades jurídicas

#1 - Você sabia que a primeira Universidade do mundo que ministrou um curso de Direito é a de Bolonha, na Itália fundada em 1.150?
#2 - Você sabia que a OAB foi fundada em 1.931? Quase um século depois do IAB - Instituto dos Advogados do Brasil criado em 07 de agosto de 1.843?
#3 - Você sabia que o primeiro Grande Escritório de Advocacia do país, foi o Pinheiro Neto Advogados, fundado em 1942, por José Martins Pinheiro Neto?
#4 - Você sabia que o primeiro Referendo realizado no Brasil foi em 06 de janeiro de 1963, durante a gestão de João Goulart. Tratou sobre o sistema de governo, o país havia adotado o sistema Parlamentarista e com o referendo retornou ao Presidencialista.
#5 - Você sabia que o Dia Nacional dos Estudantes, 11 de agosto, é comemorado na mesma data em que se celebra a fundação dos cursos de ciências jurídicas em São Paulo e Olinda e a criação da UNE. Nessa data, comemora-se ainda o Dia do Advogado, celebrado com o tradicional "pendura".
#6 - Você sabia que a primeira Constituição escrita do mundo foi a Americana, em 1.787?
#7 - Você sabia que o primeiro afro-descente a integrar o Supremo Tribunal Federal foi o Dr. Pedro Augusto Carneiro Lessa, Jurista, Professor da USP, Magistrado e Político, em 1907?
#8 - Você sabia que a primeira Faculdade de Direito do Brasil foi fundada em Olinda em 11 de agosto de 1.827?
#9 - Você sabia que o Regimento Régio de 17 de dezembro de 1548, promulgada por Dom João III, pode ser considerado nossa primeira constituição?
#10 - Você sabia que a primeira mulher a se formar bacharel em Direito no Brasil, foi Maria Augusta Saraiva na USP em 1.902?
Este é o mês do advogado. É tempo de comemorar nossa escolha por uma profissão tão importante para o desenvolvimento social de nosso país e do mundo.
É tempo também de analisar nossa atuação profissional, nossa classe e a atuação de nossos representantes, visando a evolução constante e, principalmente, satisfação pessoal de poder considerar-se parte de um grupo que molda seu futuro.
Parabéns a todos nós, profissionais da área jurídica.
10 curiosidades jurdicas
Fonte: JusBrasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares