Entre com seu E-Mail:

Cadastre seu E-mail e receba gratuitamente as últimas notícias Contábeis e Jurídicas do ContJus - FeedBurner

sábado, 26 de julho de 2014

STJ - Perguntas Frequentes - O que são conectivos?

  1. O que são conectivos?
    Conectivos são termos de ligação (E , OU, ADJ(n), PROX(n), MESMO, COM etc.) usados para determinar ao sistema como deve ser feita a ligação entre as palavras digitadas no campo “Pesquisa Livre”.
    Em nossa base existem três tipos de conectivos: os chamados conectivos lógicos (E, OU e NÃO), os conectivos de proximidade (MESMO, COM, PROX e ADJ) e os conectivos relacionais ou de seleção ($, “”, ( ) e ?).
    Logo abaixo do campo “Pesquisa Livre” existem vários botões com os quais você poderá adicionar os conectivos a sua pesquisa:
    Passando o cursor do mouse sobre cada um deles, você obterá dados gerais sobre a utilização de cada um:
    Vale lembrar que, na pesquisa textual, é indiferente a digitação de palavras com letras maiúsculas, minúsculas ou acentuadas.
  2. Quais são os conectivos utilizados na pesquisa?
    Existem três tipos de conectivos: conectivos lógicos, conectivos de proximidade e conectivos relacionais ou de seleção.
    Conectivos lógicos:
    Ordenam ao sistema que reconheça apenas as palavras ligadas em um ou mais documentos sem determinar um local específico. São conectivos lógicos:
    • E
    • OU
    • NÃO
    Conectivos de proximidade:
    Determinam ao sistema uma distância máxima em que as palavras devem aparecer em um ou mais documentos na base escolhida. São conectivos de proximidade:
    • MESMO
    • COM
    • PROX(n)
    • ADJ(n)
    Conectivos relacionais ou de seleção:
    Os conectivos relacionais ou de seleção procuram ampliar ou restringir a recuperação de precedentes. Os mais importantes são:
    • $
    • “ ”
    • ?
    • ( )
    Para facilitar o entendimento, utilizaremos um mesmo tema para exemplificar a recuperação com cada conectivo.
    Assunto buscado: “furto de veículo em estacionamento de supermercado”.
  3. Como pesquisar utilizando o conectivo E?
    O primeiro conectivo lógico é o E. Esse conectivo ordena ao sistema que reconheça apenas as palavras digitadas nos documentos, ou seja, que recupere as palavras digitadas em um ou mais documentos, independentemente de estarem próximas ou não.
    O resultado da pesquisa trará todos os documentos constantes da base escolhida que apresentem as palavras digitadas em qualquer ordem e local do documento.
    O conectivo E é o conectivo-padrão da pesquisa da internet. Isso significa que, se não forem utilizados outros conectivos, o sistema efetuará a pesquisa considerando este conectivo como o desejado pelo usuário.
    Caso se queira utilizar o operador ADJ como o padrão para as suas pesquisas, basta selecioná-lo como opção na página de pesquisa, na parte superior direita da página, próximo à opção “Pesquisa por campos específicos”, como indicado abaixo:
  4. Como pesquisar utilizando o conectivo OU?
    O conectivo OU resgata documentos que contenham pelo menos uma das palavras digitadas no campo “Pesquisa Livre”. É muito utilizado para resgatar sinônimos, sendo importante o uso de parênteses para limitar os efeitos desse operador.
    Utilizando o assunto FURTO DE CARRO EM ESTACIONAMENTO DE SUPERMERCADO, a palavra CARRO pode vir de diversas formas, como automóvel ou veículo. Utilizando o conectivo OU o sistema resgatará todos os documentos da base desejada em que apareça somente uma das palavras digitadas, duas delas ou mais. Veja:
    Os parênteses são utilizados para separar a pesquisa utilizando o conectivo OU juntamente com qualquer outro conectivo.
  5. Como pesquisar utilizando o conectivo NÃO?
    O conectivo NÃO tem como função excluir determinado termo ou palavra da pesquisa realizada.
    Imagine-se que na busca por julgados que se referem a FURTO DE CARRO EM ESTACIONAMENTO DE SUPERMERCADO não se queira recuperar a palavra PROVA. Dessa forma, deve-se ligar aos critérios já digitados a palavra PROVA utilizando o conectivo NÃO. Serão resgatados julgados que falem do assunto buscado nos quais não apareça a palavra PROVA.
    Você também pode pesquisar pela palavra NÃO sem que o sistema identifique o termo como conectivo; para isso, basta colocar a palavra NÃO entre aspas.
  6. Como pesquisar utilizando o conectivo MESMO?
    Utilizando o conectivo MESMO é usado para recuperar os termos digitados num mesmo campo do documento.
    Por exemplo: Se for digitado, no espaço “Pesquisa Livre”, o critério “furto mesmo carro mesmo estacionamento mesmo supermercado” o resultado da pesquisa trará documentos em que as palavras ligadas aparecerão todas, independentemente da ordem, no campo “Ementa” ou no campo “Outras Informações” ou no campo “Veja” etc. Não serão resgatadas as decisões em que pelo menos uma das palavras não se agrupe no mesmo campo.
  7. Como pesquisar utilizando o conectivo COM?
    Fazendo uso do conectivo COM recuperam-se as palavras digitadas, trazendo-as no mesmo parágrafo (divisão de um texto escrito, indicada pela mudança de linha, cuja função é mostrar que as frases aí contidas mantêm maior relação entre si do que com o restante do texto) do documento. Não importa em que ordem ou campo estejam. A determinação de distância entre uma e outra palavra buscada vai ficando mais objetiva.
    Por exemplo:
  8. Como pesquisar utilizando o conectivo PROX?
    O conectivo PROXn é usado para localizar as palavras digitadas a uma distância fixa, em qualquer ordem. O “n” após o conectivo permite alterar a quantidade máxima de palavras entre os termos digitados, que pode ser um número entre 1 e 99.
    Nesse caso, o sistema recuperará uma distância máxima de 5 termos entre cada uma das palavras digitadas. É importante notar que a recuperação das palavras digitadas não observará uma ordem definida.
  9. Como pesquisar utilizando o conectivo ADJ?
    O conectivo ADJn é usado para localizar as palavras digitadas a uma distância fixa, na ordem digitada. O “n” após o conectivo permite alterar a quantidade máxima de palavras entre os termos digitados e pode ser um número entre 1 e 99.
    Por exemplo:
  10. Como pesquisar utilizando o conectivo $?
    O conectivo $ serve para que o sistema faça diversas combinações de prefixações ou sufixações não definidas pelo usuário.
    Se conjuntamente com as palavras “furto”, “carro” e “estacionamento”, se deseja recuperar as palavras “mercado” ou “supermercado” ou “hipermercado”, é possível utilizar o $ da seguinte forma:
  11. Como pesquisar utilizando aspas ('')?
    As aspas são usadas quando se quer resgatar exatamente aquele termo ou expressão contida nas aspas sem qualquer adição. É um recurso bastante usado em pesquisas com números, em expressões prontas ou quando se deseja que um conectivo seja pesquisado como palavra do texto.
    Nesse caso, o sistema resgatará documentos contendo as palavras: furto, veículo, estacionamento e não conhecimento. Se a palavra não estivesse sem aspas, o sistema excluiria a palavra “conhecimento” da pesquisa.
  12. Como pesquisar utilizando interrogação (?)?
    A interrogação serve para substituir qualquer letra ou número não sabido ou não determinado de uma palavra. Por exemplo, caso se queira resgatar julgados sobre relação de trabalho de empregado, mas também é desejável que apareçam também precedentes que se referiram à empregada, pode-se utilizar o conectivo“?” para substituir a última letra da palavra. Dessa forma o sistema resgatará tanto julgados que tragam a palavra “empregado” como “empregada” (masculino e feminino), no singular ou no plural:
  13. Como pesquisar utilizando parênteses '( )'?
    Os parênteses são utilizados para separar a pesquisa utilizando o conectivo “ou” juntamente com qualquer outro conectivo. Vejamos:
  14. Como pesquisar utilizando conectivos de forma combinada?
    É possível fazer a combinação de quaisquer conectivos diferentes.
    No caso abaixo, será utilizado o conectivo E juntamente com o conectivo OU para buscar decisões sobre furto de carro em estacionamento de mercado ou hipermercado.
    A pesquisa recuperará todas as palavras que estejam sendo ligadas pelo conectivo “E” e, ainda, as duas palavras ou uma ou outra das palavras ligadas pelo conectivo “OU”.
    Fonte: STJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares