Entre com seu E-Mail:

Cadastre seu E-mail e receba gratuitamente as últimas notícias Contábeis e Jurídicas do ContJus - FeedBurner

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mundo - Outro responsável por vazamentos diz que Snowden é herói

Daniel Ellsberg durante palestra em 2010: Edward Snowden "prestou um enorme serviço para a democracia"

São Paulo – Ao vazar informações sobre um programa secreto de espionagem dos Estados UnidosEdward Snowden "prestou um enorme serviço para a democracia". Essa é a opinião de Daniel Ellsberg, que assim como Snowden já esteve no centro de um caso de vazamento de informações secretas nos Estados Unidos.


Em 1971, Ellsberg entregou ao jornal The New York Times documentos que revelavam detalhes das atividades dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O material ficou conhecido como "Pentagon Papers" (Papéis do Pentágono, em português).

A declaração do responsável pelo vazamento histórico foi dada em entrevista para a CNN. Ao elogiar o vazamento de dados, Ellsberg reconheceu que Snowden quebrou a lei, mas apoiou a decisão mesmo assim. "Se eu soubesse que espionaram todos os americanos em várias ocasiões, por meio de diferentes linhas telefônicas, cartões de crédito, GPS e todo o restante, eu teria feito exatamente o que ele fez, eu teria quebrado a lei", disse.

Ellsberg também disse que se tivesse recebido os documentos das mãos de Snowden, teria os tornado público, ainda que tivesse que passar o restante da vida atrás das grades.

Mesmo tendo fugido para Hong Kong, a cadeia é um risco real para Snowden. Na opinião de Ellsberg, o jovem de 29 anos corre risco de ser processado, mas isso levanta uma questão: é possível considerar criminoso alguém que revelou um abuso na aplicação do programa deespionagem? Para Ellsberg, o programa dos Estados Unidos se tornou abusivo e por isso deve existir um debate sobre o assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares